Unidos por Israel
Todos os sábados, milhões de judeus de todo o mundo dedicam alguns minutos do seu dia para ler e estudar o mesmo trecho da Torá (Antigo Testamento) e dos Profetas. São a Parashá e a Haftará da Semana.

Este é um ritual que se repete há séculos e pode ser praticado por pessoas de todas as fés. Por isso, os participantes do programa Unidos por Israel recebem todos os sábados um Guia de Estudo
 com as indicações e um resumo dos trechos a serem lidos naquela semana, além de uma análise feita por grandes estudiosos da Torá.


Shalom!

Neste sábado, 21 de Novembro de 2015, o capítulo da Torá a ser estudado é Vayetsê (Bereshit/Gênesis 28:10-32:3) e dos Profetas é Hosea (Oséias) 12:13-14:10 .


Você pode encontrá-los na Bíblia de sua preferência ou online.  Leia abaixo o resumo e um comentário da parashá deste sábado

Um fim de semana com muita Paz para você e sua família. Estamos unidos.

Equipe Unidos por Israel 
www.unidosporisrael.com.br


Nota: Segundo a tradição judaica, o nome do Senhor só pode ser escrito em sua totalidade nos livros sagrados. Assim, nos textos abaixo utiliza-se a grafia D'us.

Vayetzê

 
ויצא
"Eu sou o Senhor D'us de Abraão teu pai, e o D'us de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; (...)
Em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra."

Gênesis 28:13,14

 

 

RESUMO

A parashá Vayetsê começa com Yaacov (Jacó) fugindo de Esav (Esaú) e deixando a casa dos pais para viajar a Charan (Harã), onde ficará com seu tio Lavan (Labão). Ao passar a noite no local onde no futuro seria construido o Templo Sagrado, D'us aparece a Yaacov no sonho de uma escada descendo do céu até a terra, na qual anjos sobem e descem. Do topo da escada, D'us promete a Yaacov que seus descendentes herdarão a Terra de Israel.

Na sua chegada em Charan, Yaacov encontra a filha de Lavan, Rachel, e concorda em trabalhar para seu pai por sete anos a fim de conseguir sua mão em casamento. Quando finalmente chega a noite do casamento, Lavan engana Yaacov, substituindo Rachel pela sua filha mais velha, Lea. Após esperar uma semana, Yaacov casa-se também com Rachel, mas não antes de ser forçado a cumprir mais sete anos de trabalho.

Nos anos que se seguem Rachel permanece estéril, enquanto Lea dá à luz a seis filhos. Finalmente Rachel tem um filho, Yossef (José). Yaacov torna-se muito rico durante sua estadia com Lavan, amealhando um grande rebanho, mesmo enquanto Lavan continuamente tenta enganá-lo por todos os vinte anos de sua permanência. Após aconselhar-se com suas esposas, Yaacov e a família fogem de Lavan.


COMENTÁRIO

Todos temos uma missão

Yaacov deixou a cidade de Beer Sheva e viajou para Charan. Ele deixou Israel, onde viviam seus justos pais Yitschac e Rivca, e foi para longe, a um país que jamais tinha visto antes. Iria viver no meio de pessoas muito diferentes num local desprovido da santidade de Israel.

Yaacov viajou a Charan não apenas porque estava fugindo de Essav. Há um motivo mais relevante. Ele tinha uma missão ali, e estava pronto para isso. Estava disposto a se mudar e ensinar as pessoas sobre D’us. Ele estabeleceria um exemplo pessoal de como uma pessoa deve viver e se comportar.

Por que um indivíduo puro e sem falhas vem a este mundo, que não é tão puro?
Porque todos temos uma missão a desempenhar. Fomos enviados como emissários para trazer mais bondade ao mundo e desta forma torná-lo um lugar melhor.

Portanto, se você está longe de casa, ao se sentir solitário, deveria saber que tem uma missão aí onde se encontra agora.
 
Fonte: Chabad



 
Copyright © 2015 Unidos por Israel, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list

Email Marketing Powered by Mailchimp