Unidos por Israel
Todos os sábados, milhões de judeus de todo o mundo dedicam alguns minutos do seu dia para ler e estudar o mesmo trecho da Torá (Antigo Testamento) e dos Profetas. São a Parashá e a Haftará da Semana.

Este é um ritual que se repete há séculos e pode ser praticado por pessoas de todas as fés. Por isso, os participantes do programa Unidos por Israel recebem todos os sábados um Guia de Estudo
 com as indicações e um resumo dos trechos a serem lidos naquela semana, além de uma análise feita por grandes estudiosos da Torá.


Shalom!

Neste sábado, 10 de Outubro de 2015, o trecho da Torá a ser estudado é Bereshit (Gênesis 1:1-6:8) e dos Profetas é Ieshaiahu (Isaías) 42:5-43:10.

Você pode encontrá-los na Bíblia de sua preferência ou online.  

Este é o primeiro trecho do ciclo anual de leitura da Torá praticado pelo povo de Israel desde os tempos bíblicos. Ao longo das próximas semanas, vamos percorrer juntos esta fascinante jornada pelos cinco livros do Pentateuco.

Leia abaixo o resumo e um comentário da parashá deste sábado

Um fim de semana com muita Paz para você e sua família. Estamos unidos.

Equipe Unidos por Israel 
 

"No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz."

Gênesis 1:1-3

 

RESUMO

A parashá Bereshit, a primeira porção da Torá, começa com a criação do mundo por D'us em seis dias e Seu "descanso" no sétimo.

No primeiro dia, Ele fez luz e trevas. No segundo dia Ele faz os céus, dividindo as "águas superiores" das "águas inferiores". No terceiro dia Ele define os limites da terra e do mar, e convida diante da terra árvores e vegetação. No quarto dia Ele define a posição do sol, lua e estrelas como marcadores de tempo e iluminadores da terra. Peixes, aves e répteis são criados no quinto dia; animais terrestres , culminando com a criação do homem.

D-us forma o corpo humano a partir do pó da terra e sopra em suas narinas uma "alma viva". Originalmente o homem é uma única pessoa, mas decidindo que "não é bom que o homem fique sozinho," D-us tira um "lado" do homem, transforma-o em uma mulher, e conjuga-os uns aos outros. Adam (Adão) e da mulher - Chava (Eva) à imagem de D'us e sua colocação no Jardim do Éden no sexto dia, foi criado e arrumado em seu correto lugar nesta primeira semana. Os humanos recebem o domínio sobre o mundo inteiro com apenas uma restrição - abster-se de consumir o fruto da Árvore do Conhecimento. D-us deixa de trabalhar no sétimo dia, e santifica-o como um dia de descanso.

Chava é tentada pela serpente a servir-se do fruto proibido, e oferece-o ao marido também. D'us reage punindo-os pela transgressão. É decretado que o homem irá viver a morte, retornando ao solo de onde ele foi formado, e que todos os ganhos virão somente através de luta e sofrimento. e além disso são banidos do paraíso do Éden.

Após a expulsão, seus dois primeiros filhos, Cain (Caim) e Hevel (Abel) trazem cada um uma oferenda para o Criador. A oferenda superior de Hevel é aceita por D'us, enquanto que a de Cain, inferior, é rejeitada. Cain invejosamente reage matando seu irmão, e D'us o envia ao exílio, condenado a vagar pela face da terra. A Torá então fornece uma genealogia das primeiras dez gerações do mundo, começando com Adam, seu terceiro filho Shet, e chegando até o nascimento de Nôach (Noé) e seus três filhos.

Desgostoso com a perversidade do homem, a porção se encerra com D'us expressando Sua decisão de destruir todos os seres viventes, com exceção do justo Nôach e sua família.


COMENTÁRIO

Um dos temas abordados nesta parashá é o yetzer hara (o mau instinto), que levou Adão, Eva e Caim a pecarem. Neste vídeo, o rabino Shai Stauber explica que os maus instintos não são necessariamente ruins e traça um curioso paralelo entre um jogo de futebol e nossa luta diária para sermos pessoas melhores.
 
ASSISTA AO COMENTÁRIO >



 
Copyright © 2015 Unidos por Israel, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list

Email Marketing Powered by Mailchimp