Copy
Não consegue ver a mensagem correctamente?
Consulte-a no seu browser.

NÚMERO 70

OUT/NOV 13




NESTA EDIÇÃO              E-storias d’igualdade em mostra no Porto

                                 Exposição do Alfabeto do Desenvolvimento no Porto e em Évora
                                                                  
                                 São Tomé e Príncipe: ACEP acompanha actividades
                                 de capacitação do projecto “Sociedade Civil pelo Desenvolvimento”

                                 ACEP representa a Plataforma Portuguesa das ONG
                                 no Fórum da Sociedade Civil Europa-África

                                 Relatório Europeu Aid Watch 2013 centrado
                                 no “papel singular” da Ajuda ao Desenvolvimento

                                 Pós-2015 na Revista da Plataforma das ONGD:
                                 contributos para a reflexão e para o debate
 
SUGESTÃO DE LEITURA  Qual o impacto da crise económica nas ONG espanholas?
                                 

SUGESTÃO DE              África retratada por uma nova geração de fotógrafos africanos
DOCUMENTÁRIO 



E-STORIAS D’IGUALDADE EM MOSTRA NO PORTO

A ACEP organizou este mês a mostra final do e-storias d’igualdade, um projecto que ao longo dos últimos dois anos tem trabalhado a questão dos estereótipos de género na comunicação. Dança, teatro, vídeo integraram o programa que contou também com a presença de profissionais e de estudantes de comunicação da Universidade do Porto desafiados a pensar e a realizar trabalhos sobre o tema. Ainda no âmbito deste projecto, consulte os novos storytellings disponíveis no site do projecto. Estas e outras actividades para acompanhar na página do Facebook e-storias d’igualdade.



EXPOSIÇÃO DO ALFABETO DO DESENVOLVIMENTO NO PORTO E EM ÉVORA

Após a passagem pela Assembleia da República, em Lisboa, no início de Outubro, a exposição Alfabeto do Desenvolvimento chegou este mês ao Porto, onde estará patente até dia 30 de Novembro. A mostra foi inaugurada a 2 de Novembro, no espaço Mira, e contou com a presença de vários fotógrafos que integram a exposição. Em Dezembro, a convite da ONG Monte-ACE, a exposição seguirá para a Universidade de Évora, onde será inaugurada no dia 10. Para saber mais sobre este projecto, desenvolvido em parceria com a Associação In Loco e o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do ISEG, clique aqui.




SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: ACEP ACOMPANHA ACTIVIDADES DE CAPACITAÇÃO
DO PROJECTO “SOCIEDADE CIVIL PELO DESENVOLVIMENTO”

Uma equipa da ACEP desloca-se a próxima semana a São Tomé e Príncipe numa viagem de acompanhamento das actividades actualmente em curso do projecto “Sociedade Civil pelo Desenvolvimento”. Este mês, estão a ser desenvolvidas acções de formação vocacionadas à capacitação das ONG santomenses, nas áreas da comunicação e da monitoria das políticas públicas. O projecto, financiado pela União Europeia e co-financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, é desenvolvido em parceria com a Federação das ONG de São Tomé e Príncipe (FONG-STP).
 

ACEP REPRESENTA A PLATAFORMA PORTUGUESA DAS ONG
NO FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL EUROPA-ÁFRICA

Decorreu no final de Outubro, em Bruxelas, o Fórum da Sociedade Civil Europa-África, que reuniu cerca de 100 representantes da Sociedade Civil dos continentes europeu e africano para debaterem as prioridades e desafios que deverão estar em cima da mesa das negociações na próxima Cimeira Europa-África (que acontecerá em Bruxelas nos dias 2 e 3 de Abril de 2014). A participação da ACEP, em representação da Plataforma, teve também como objectivo reforçar a articulação com o processo e as condições de participação da sociedade civil portuguesa nos debates e em actividades de influência política. Mais informação disponível no site da Plataforma.
 


RELATÓRIO EUROPEU AID WATCH 2013 CENTRADO NO “PAPEL SINGULAR” DA AJUDA AO DESENVOLVIMENTO

O Relatório Europeu Aid Watch 2013, divulgado o mês passado pela CONCORD Europe, reflecte sobretudo sobre o “papel singular” da Ajuda ao Desenvolvimento no combate à pobreza global. A segunda parte do documento dedica uma página a cada Estado-membro da União Europeia, com informação detalhada sobre as tendências da política de Cooperação de cada país ao longo do último ano. Consulte aqui o relatório.

 


PÓS-2015 NA REVISTA DA PLATAFORMA DAS ONGD: CONTRIBUTOS PARA A REFLEXÃO E PARA O DEBATE

A Plataforma Portuguesa das ONGD divulgou esta semana a segunda edição da Revista da Plataforma Portuguesa das ONGD, com um dossiê dedicado à Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. A publicação integra textos de opinião de investigadores e membros da sociedade civil, bem como entrevistas e sugestões de leitura sobre o tema.
 


SUGESTÃO DE LEITURA
QUAL O IMPACTO DA CRISE ECONÓMICA NAS ONG ESPANHOLAS?

Foi esta a pergunta de partida de um projecto de investigação levado a cabo pela Fundación Lealtad, agora divulgado. Este estudo analisa a evolução das ONG desde 2007 e traça o perfil das organizações mais bem posicionadas perante a crise económica, bem como as mais vulneráveis à actual conjuntura. A publicação, disponível aqui, inclui ainda o nível de cumprimento dos princípios de transparência e boas práticas adoptadas pelas ONG analisadas. Aceda aqui a uma apresentação dos resultados.

 


SUGESTÃO DE DOCUMENTÁRIO
ÁFRICA RETRATADA POR UMA NOVA GERAÇÃO DE FOTÓGRAFOS AFRICANOS

Este mês sugerimos o documentário ArtScape – The New African Photography, sob chancela da Al Jazeera, que apresenta a visão de seis fotógrafos africanos, determinados a alterar a forma como o seu continente é visto por outros. O documentário, em seis partes, acompanha o trabalho da nova geração de fotógrafos que procurar celebrar o melhor de África sem, porém, esquecer os problemas que o continente continua a enfrentar.

Copyright © 2013 ACEP, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp