Copy
Não consegue ver a mensagem correctamente?
Consulte-a no seu browser.

NÚMERO 63

FEV 13




NESTA EDIÇÃO                "Meninos de Rua: Inclusão e Inserção" apresentado
                                    na Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da CPLP

                                   Casa dos Direitos celebra Direitos das Crianças
                                   no segundo ano de actividades
                                                                   
                                   Programa de segurança alimentar em Quínara
                                   arranca com viagem preparatória
 
                                   Sabores D’Nha Terra: formação em gestão interna
                                   e plano de negócios em Santo Antão

                                   e-storias d’igualdade: micro-narrativas contadas na primeira pessoa

 
SUGESTÃO DE LEITURA    AFRIKADAA – design e artes contemporâneas africanas

SUGESTÃO                    
DE DOCUMENTÁRIO        A Voz da População nas Rádios Comunitárias da Guiné-Bissau


"MENINOS DE RUA: INCLUSÃO E INSERÇÃO" APRESENTADO
NA REUNIÃO DOS PONTOS FOCAIS DE COOPERAÇÃO DA CPLP


Os resultados do projecto “Meninos de Rua: Inclusão e Inserção” foram apresentados na XXVI Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, onde foi inaugurada uma exposição com trabalhos das crianças e jovens que participaram nos ateliês criativos do projecto. A sessão aconteceu após três dias de reunião dos parceiros do projecto, em Lisboa, para o balanço final das actividades e a apresentação de duas publicações: o segundo volume do livro Vozes de Nós – Díli, Maputo, Praia, coordenado pelo ilustrador Alain Corbel, e Engenhos de Rua: Modelos de intervenção com crianças em situação de vulnerabilidade/exclusão em países da CPLP, estudo elaborado pelo sociólogo Orlando Garcia.



CASA DOS DIREITOS CELEBRA DIREITOS DAS CRIANÇAS NO SEGUNDO ANO DE ACTIVIDADES

O lançamento do livro Desafios – Direitos das Crianças na Guiné-Bissau e de uma exposição fotográfica representam o culminar do segundo ano de actividades da Casa dos Direitos, na Guiné-Bissau, que serão apresentados no final de Março na Casa. Em Desafios encontram-se histórias e imagens de realização ou violação de direitos de crianças e jovens guineenses, escritas por várias gerações de contadores, sobretudo guineenses, ilustradas com imagens recolhidas por crianças e jovens em bairros de Bissau. Serão igualmente apresentados documentários, produzidos pela TV Klelé, sobre grupos de teatro de crianças e jovens. Acompanhe aqui as actividades.



PROGRAMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR EM QUÍNARA ARRANCA COM VIAGEM PREPARATÓRIA

Uma equipa constituída pela ACEP e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) visitou recentemente a região de Quínara (Guiné-Bissau), com vista à realização de um inquérito sobre o estado de nutrição infantil nos quatro sectores da região. O programa de segurança alimentar desenvolvido pela ACEP e a Rede Ajuda, em parceria com a ATA e a IHMT, é financiado pela União Europeia, no quadro do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais, e pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do apoio a projectos de segurança alimentar nos PALOP.




SABORES D’NHA TERRA: FORMAÇÃO EM GESTÃO INTERNA E PLANO DE NEGÓCIOS EM SANTO ANTÃO

Decorreu em Santo Antão (Cabo Verde), uma formação em gestão interna e plano de negócios, no âmbito do projecto de promoção e comercialização dos produtos Sabores D’Nha Terra, integrado no Programa Indicativo de Cooperação Portugal-Cabo Verde. A formação de quatro dias contou com a participação de mulheres produtoras de doces e licores, pescadores, viveiristas e técnicos do projecto dos concelhos de Paúl e Ribeira Grande. Durante o mês de Março, serão organizadas exposições e provas dos produtos nas ilhas de Santo Antão, Sal e São Vicente.



E-STORIAS D’IGUALDADE: MICRO-NARRATIVAS CONTADAS NA PRIMEIRA PESSOA

Este mês partilhamos a mais recente e-storia d’igualdade – Pedro Marques, joalheiro, que diz que “logo que seja um trabalho digno e que o faça com o coração, para mim é um trabalho como os outros todos”. Esta é mais uma vídeo-narrativa, contada na primeira pessoa por mulheres e homens comuns numa perspectiva de desafiar e desconstruir estereótipos. Para conhecer estas e outras actividades do projecto no site e-storias d’igualdade.




SUGESTÃO DE LEITURA
AFRIKADAA – DESIGN E ARTES CONTEMPORÂNEAS AFRICANAS

Identidade é o tema da quarta edição da revista AFRIKADAA, uma publicação inteiramente dedicada à arte contemporânea, arquitectura e design do continente africano e da sua diáspora. Criada há cerca de dois anos por um colectivo de artistas francófonos, AFRIKADAA procura trazer uma perspectiva alternativa da arte contemporânea em África, para além dos circutos de mercado.
 



SUGESTÃO DE DOCUMENTÁRIO
A VOZ DA POPULAÇÃO NAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS DA GUINÉ-BISSAU

Mesmo nos lugares mais recônditos da Guiné-Bissau, a população tem voz e acesso a informação graças às rádios comunitárias. Apesar da resistência do poder central, a comunicação comunitária prolifera e adapta-se às diferentes realidades, como explica o documentário A Voz da População, realizado por Andrzej Kowalski, com argumento de Lucia van den Bergh.
Copyright © 2013 ACEP, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp