Copy
Não consegue ver a mensagem correctamente? Consulte no seu browser.

NÚMERO 96
JAN FEV 17

NESTA EDIÇÃO
 

Os Direitos das Mulheres em São Tomé e Príncipe: conhecer para sensibilizar

Aprovado novo projecto de promoção da Boa Governação em S. Tomé e Príncipe


Observatório dos Direitos da Guiné-Bissau promove conferência sobre Direitos Humanos

Inquérito sobre os novos desafios da Cooperação para o Desenvolvimento

Reportagens da Bolsa de Criação Jornalística publicadas em jornais portugueses

Migrações, Fronteiras e Desenvolvimento em destaque na Revista da Plataforma das ONGD


    

SUGESTÃO DE LEITURA

A Ética Jornalística em análise

OS DIREITOS DAS MULHERES EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: CONHECER PARA SENSIBILIZAR
 

Já está disponível o estudo diagnóstico sobre os Direitos das Mulheres em São Tomé e Príncipe, no âmbito de um projecto que visa promover os direitos das mulheres no país. O estudo analisa três dimensões dos direitos das mulheres, nomeadamente o tratamento dado pelos media à temática da igualdade de género, as competências das organizações no domínio da equidade de género e o quadro jurídico-legal no domínio dos direitos das mulheres, incluindo violência. Cerca de 60 pessoas participaram na apresentação no final de Janeiro, no Centro Cultural Português, em São Tomé. Este projecto, financiado pela UE e pela Cooperação Portuguesa, é levado a cabo pela ACEP, com a Associação São-Tomense de Mulheres Juristas, a Federação das ONG em São Tomé e Príncipe, a Plataforma para os Direitos Humanos e Equidade de Género e, como associado, o Instituto de Género de São Tomé e Príncipe.

APROVADO NOVO PROJECTO DE PROMOÇÃO DA BOA GOVERNAÇÃO EM S. TOMÉ E PRÍNCIPE


No seguimento do trabalho desenvolvido pela ACEP e a Federação das ONG em São Tomé e Príncipe desde há vários anos, foi aprovado um novo projecto de reforço da sociedade civil para a monitoria e promoção da boa governação em São Tomé e Príncipe. Sociedade Civil pelo Desenvolvimento: Mais Transparência, Melhor Governação é um projecto de três anos, financiado pela União Europeia, que procurará reforçar o papel da sociedade civil enquanto actor de diálogo com as instituições estatais de São Tomé e Príncipe, ao mesmo tempo que procurará influenciar os responsáveis políticos para questões relacionadas com a transparência e boa governação.

OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS DA GUINÉ-BISSAU PROMOVE CONFERÊNCIA SOBRE DIREITOS HUMANOS


O período de financiamento do Observatório dos Direitos encerrou em Fevereiro com uma conferência internacional na Assembleia Nacional Popular, que contou com a participação do Director da Amnistia Internacional para África Ocidental e Central, Alioune Tine e na qual foi adoptada a Declaração de Bissau que formula 14 recomendações concretas às autoridades nacionais. O encontro reuniu activistas, deputados, académicos, dirigentes políticos e membros de organizações da sociedade civil para fazer um ponto de situação sobre a evolução dos Direitos Humanos no país. Este projecto foi desenvolvido pela a Liga Guineense dos Direitos Humanos, a ACEP e o Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, com financiamento da UE e da Cooperação Portuguesa.

 

INQUÉRITO SOBRE OS NOVOS DESAFIOS DA COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

No âmbito do novo projecto Cooperação e Desenvolvimento – Novos Desafios, Visões Partilhadas, está em curso um inquérito para conhecer melhor as prioridades e percepções do nosso público sobre o futuro da Cooperação para o Desenvolvimento para adaptar, de forma adequada, os materiais produzidos, nomeadamente a revista crítica e o blogue sobre temas relacionados com a Cooperação e o Desenvolvimento. A iniciativa é levada a cabo pela ACEP e o Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do ISEG/Ulisboa, com o apoio financeiro da Cooperação Portuguesa. Mais informação sobre o projecto pode ser consultada aqui. Agradecemos a sua colaboração até ao próximo dia 15 de Março.

REPORTAGENS DA BOLSA DE CRIAÇÃO JORNALÍSTICA PUBLICADAS EM JORNAIS PORTUGUESES

As reportagens da segunda edição da Bolsa de Criação Jornalística sobre Desenvolvimento foram publicadas em jornais nacionais entre Dezembro de 2016 e Janeiro de 2017. Os jornalistas do Público Samuel Silva e Rui Barros estiveram em Vidin, a capital da região mais pobre da União Europeia, onde foi lançado um programa para combater a segregação da comunidade cigana e promover o acesso à educação. Também no Público, impulsionados pela Bolsa, Ana Cristina Pereira, Margarida David Cardoso e o fotógrafo Adriano Miranda percorreram o país para Repensar o Interior, numa série de reportagens que o jornal continuará a publicar. Na revista Notícias Magazine (Diário de Notícias), Patrícia Ferreira e Sara Dias de Oliveira deram a conhecer as Vidas Suspensas dos refugiados e a resposta humanitária em Skaramagas, na Grécia; e Vanessa Rato e o fotógrafo Miguel Manso estiveram na Guiné-Bissau Bissau, mais propriamente em Bambadinca que é uma vila iluminada num país às escuras. Esta Bolsa foi divulgada no âmbito do projecto Aquele Outro Mundo que é o Mundo, promovido pela ACEP, a Associação Coolpolitics, o CEsA e o CEIS20, com apoio da Cooperação Portuguesa e da Fundação C. Gulbenkian.

MIGRAÇÕES, FRONTEIRAS E DESENVOLVIMENTO EM DESTAQUE NA REVISTA DA PLATAFORMA DAS ONGD


A mais recente edição da Revista da Plataforma das ONGD dedica o dossier às migrações, às fronteiras e à sua relação com o desenvolvimento. Para este número, foi convidado um leque diversificado de investigadores e de membros de organizações da sociedade civil que actuam e reflectem de forma crítica sobre o fenómeno migratório e o drama dos refugiados que atravessam o Mediterrâneo. A Revista, com coordenação editorial da ACEP enquanto membro da Direcção da Plataforma, pode ser lida aqui.

SUGESTÃO DE LEITURA
A ÉTICA JORNALÍSTICA EM ANÁLISE


A Ethical Journalism Network destaca os desafios dos media em 2016, num guia de "sobrevivência ética" para jornalistas. A cobertura do drama dos refugiados, o discurso de ódio, Trump e o Brexit são alguns dos temas analisados no relatório, que pode ser consultado aqui.
 
Copyright © 2017 ACEP, All rights reserved.






This email was sent to loutavares@hotmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
ACEP · Avenida Santos Dumont, n.� 57, 4.� Esq. · Lisbon 1050-202 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp