Copy
Não consegue ver a mensagem correctamente?
Consulte-a no seu browser.

NÚMERO 73

ABR 14

 

NESTA EDIÇÃO              Exposição Vozes de Nós patente em São Tomé

                                 As políticas públicas em São Tomé e Príncipe:
                                 o que é notícia na imprensa?

                                                                  
                                 A visão da sociedade civil portuguesa
                                 sobre o futuro das relações África/UE


                                 Por uma Vida com Direitos: os direitos das mulheres
                                 e das meninas guineenses em destaque este mês


                                 Melhor Cooperação, Melhor Desenvolvimento: encontro
                                 da Parceria Global de Desenvolvimento no México em destaque

                                 
SUGESTÃO DE LEITURA  A participação das mulheres na vida política da Guiné-Bissau

SUGESTÃO
DE INICIATIVA               Carta de Lampedusa apresentada em Portugal a 2 de Maio
 

EXPOSIÇÃO VOZES DE NÓS PATENTE EM SÃO TOMÉ

São Tomé foi a primeira paragem internacional de Vozes de Nós, uma exposição de desenhos e ilustrações em que crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade, nos PALOP e Timor Leste auto-retratam a sua realidade e os seus sonhos. A exposição foi apresentada no Centro Cultural Português, com a participação da Embaixadora de Portugal, do responsável santomense de cooperação junto da CPLP, das responsáveis da Fundação Novo Futuro e da ACEP e de jovens protagonistas das histórias. Alguns dos desenhos integram também os dois volumes do livro Vozes de Nós, do projecto Meninos de Rua: Inclusão e Inserção, financiado pela CPLP. Acompanhe as actividades deste projecto no blogue Vozes de Nós.
 

AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: O QUE É NOTÍCIA NA IMPRENSA?

As políticas públicas santomenses que foram notícia entre Janeiro e Março de 2014 em jornais digitais de São Tomé e Príncipe, bem como a nível internacional, estão reunidos na mais recente edição do boletim NA IMPRENSA. Neste número, o segundo desta série, destacam-se quatro grandes temas: Gestão de Recursos Naturais, Governação, Investimento e Sociedade Civil. Leia mais no blogue Sociedade Civil pelo Desenvolvimento, um projecto conjunto ACEP e FONG-STP, que conta com financiamento da UE e co-financiamento da Cooperação Portuguesa.

 


A VISÃO DA SOCIEDADE CIVIL PORTUGUESA SOBRE O FUTURO DAS RELAÇÕES ÁFRICA/UE

Organizações e redes representativas da sociedade civil portuguesas e alguns convidados de organizações cívicas europeias e africanas, reuniram-se na Fundação Calouste Gulbenkian para discutir as prioridades para o relacionamento futuro entre os continentes europeu e africano. Na Declaração Final, que resulta da discussão de três grupos temáticos, está reflectida a visão comum em domínios como o dos direitos humanos, paz e segurança, a coerência das políticas para o desenvolvimento e questão das desigualdades e da pobreza. O documento foi especialmente dirigido ao Governo português, na preparação para a 4.ª Cimeira Europa-África, que aconteceu a 2 e 3 de Abril, em Bruxelas. Ler mais…
 

POR UMA VIDA COM DIREITOS: OS DIREITOS DAS MULHERES E DAS MENINAS GUINEENSES EM DESTAQUE ESTE MÊS

Consulte aqui o último boletim Por Uma Vida com Direitos, uma iniciativa de sensibilização sobre Direitos Humanos na Guiné-Bissau, patrocinada pela União Europeia e desenvolvida pela ACEP e pela Casa dos Direitos. O mais recente boletim é dedicado a dois projectos de promoção dos direitos das mulheres e das meninas, promovidos pela Plan International e o UNICEF em diversas regiões guineenses, financiados pela UE no âmbito do Instrumento Europeu de Democracia e Direitos Humanos. Por uma Vida com Direitos culminará, em Junho, com a organização de um conjunto de iniciativas – desde debates a exibição de documentários realizados pela televisão comunitária TVKlélé – ao longo de todo o mês na Casa dos Direitos, em Bissau.
 


MELHOR COOPERAÇÃO, MELHOR DESENVOLVIMENTO: ENCONTRO DA PARCERIA GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO NO MÉXICO EM DESTAQUE

A Parceria Global de Eficácia da Cooperação para o Desenvolvimento reuniu-se este mês pela primeira vez desde o Encontro de Alto Nível em Busan (final de Novembro de 2011) para avaliar os progressos então em prol da qualidade da Cooperação Internacional. O México foi o país escolhido para o encontro que reuniu chefes de Estado, de Governo, representantes de organizações internacionais e da sociedade civil. Consulte no blogue Melhor Cooperação, Melhor Desenvolvimento o comunicado final e a reacção da sociedade civil, entre outros documentos.
 


SUGESTÃO DE LEITURA
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA VIDA POLÍTICA DA GUINÉ-BISSAU

A necessidade de dar maior visibilidade e valorizar o papel assumido pelas mulheres enquanto protagonistas na política formal e activa, bem como no poder tradicional, foi o argumento central para a realização do estudo Participação das Mulheres na Política e na Tomada de Decisão na Guiné-Bissau, da autoria de Miguel de Barros e Odete Costa Semedo, e editado pela UNIOGBIS, a Missão das Nações Unidas na Guiné-Bissau.


 



SUGESTÃO DE INICIATIVA
CARTA DE LAMPEDUSA APRESENTADA EM PORTUGAL A 2 DE MAIO

Na sexta-feira, 2 de Maio, será apresentada em Lisboa a Carta de Lampedusa, que apela a uma mudança de paradigma sobre a migração e alerta sobre as violações de direitos humanos decorrentes da política de imigração da União Europeia. A versão em portugês da Carta é divulgada na Casa da Achada (Rua da Achada 11B, Lisboa), pelas 18 horas, por Pedro Bacelar de Vasconcelos, Marta Araújo, Manuela Ribeiro Sanches, Mamadou Ba, com moderação de José Manuel Rosendo, numa acção promovida pela associação SOS Racismo.

Copyright © 2014 ACEP, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp