Copy
Não consegue ver a mensagem correctamente?
Consulte-a no seu browser.

NÚMERO 65

ABR 13




NESTA EDIÇÃO               E-Storias d’Igualdade: tertúlias, workshop e novos storytelling

                                  Alfabeto do Desenvolvimento em São Tomé no arranque
                                  de novo projecto de sensibilização, comunicação e advocacia
                                                                   
                                  Casa dos Direitos organiza segunda fase
                                  da formação em técnicas de investigação

                                  ACEP participa em reunião do Grupo Aid Watch em Bruxelas

 
SUGESTÃO DE LEITURA   CIVICUS alerta para as restrições legais e financeiras
                                  da sociedade civil a nível global

SUGESTÃO DE BLOGUE   Africa Cheetah Run, por Carlos Lopes


E-STORIAS D’IGUALDADE: TERTÚLIAS, WORKSHOP E NOVOS STORYTELLING


De 22 a 24 de Maio, a ACEP organiza um ciclo de tertúlias “Que género de…?”, com passagem pela Póvoa de Varzim, Penafiel e Porto. Em debate, estarão temas como a igualdade de género no emprego, na participação e na comunicação. Também de 22 a 24 de Maio, será organizada mais uma série de workshops “Comunicar com Igualdade”, especialmente dirigidos a Organizações da Sociedade Civil e a profissionais dos media, para discussão sobre a questão da igualdade de género na comunicação. Os encontros acontecerão na Póvoa do Varzim, Guimarães e Braga. Ainda no âmbito do projecto, fique a conhecer as histórias de Bruno Malheiro e de Ana Carina Fonseca, em mais dois storytellings que procuram desafiar e desconstruir esterótipos de género. Para mais informação sobre estas e outras actividades, consulte o site e-storias d’igualdade.



ALFABETO DO DESENVOLVIMENTO EM SÃO TOMÉ NO ARRANQUE DE NOVO PROJECTO DE SENSIBILIZAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ADVOCACIA

Depois da apresentação em Bissau, a exposição Alfabeto do Desenvolvimento vai estar patente em São Tomé, no Centro Cultural Português. A passagem por São Tomé e Príncipe coincide com o arranque de um novo projecto a três anos de sensibilização, comunicação e advocacia, vocacionado sobretudo à Federação das ONG (FONG-STP) e das suas associadas. No âmbito deste projecto, cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, será inaugurada, no final de Maio, a nova sede da Federação das ONG em São Tomé e Príncipe.



CASA DOS DIREITOS ORGANIZA SEGUNDA FASE DA FORMAÇÃO EM TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO

A Casa dos Direitos organizou de 9 a 12 de Abril a segunda fase da formação em técnicas de investigação, monitorada pela investigadora Sílvia Roque, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Cerca de 14 participantes, de diferentes ONG guineenses, participaram no curso, onde se discutiram os tipos de análise qualitativa, as diferentes técnicas de realização, transcrição e análise de entrevistas e o resultado pós-pesquisa, nomeadamente o momento da redacção do texto e apresentação. Mais informação sobre esta e outras iniciativas da Casa disponível aqui.
 

ACEP PARTICIPA EM REUNIÃO DO GRUPO AID WATCH EM BRUXELAS

A ACEP esteve presente na reunião de dois dias do Grupo Aid Watch, em Bruxelas, em representação do grupo de trabalho da Plataforma Portuguesa das ONGD. O encontro, que reuniu representantes dos diversos Estados membros da UE, serviu para discutir e participar na definição do relatório Aid Watch 2013 da UE e trocar experiências de trabalho entre as diversas plataformas nacionais. Aid Watch é o grupo temático da CONCORD (Confederação Europeia de ONG) que monitoriza a Ajuda Pública ao Desenvolvimento e as políticas de Cooperação da União Europeia.
 


SUGESTÃO DE LEITURA
CIVICUS ALERTA PARA AS RESTRIÇÕES LEGAIS E FINANCEIRAS DA SOCIEDADE CIVIL A NÍVEL GLOBAL

Os esforços de desenvolvimento a nível global são ameaçados pelas actuais restrições legais e financeiras e pela violência a que está sujeita a sociedade civil, considera o relatório de 2013 da CIVICUS, a aliança mundial de sociedade civil. O relatório deste ano debruça-se sobre a questão do ambiente favorável e apresenta alguns exemplos de experiências de activistas e ONG de todo o mundo, concluindo que se evaporou a vaga de optimismo experimentada pela sociedade civil em 2012. Leia aqui o relatório na íntegra.

 



SUGESTÃO DE BLOGUE
AFRICA CHEETAH RUN, POR CARLOS LOPES

Este mês sugerimos a leitura do blogue de Carlos Lopes, Secretário Executivo da Comissão Económica para África da ONU (UNECA, na sigla em inglês). Em Africa Cheetah Run (em inglês e francês), blogue criado no início de Março, o autor guineense analisa a actualidade económica e as questões do desenvolvimento do continente africano. O blogue apresenta também a agenda do Secretário da UNECA e remete para outros textos do autor.
Copyright © 2013 ACEP, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp