Copy
Não consegue ver a mensagem correctamente?
Consulte-a no seu browser.

NÚMERO 91

MAI 16

 

NESTA EDIÇÃO            Talibés: a exposição que mostrou aos guineenses
                               realidade de crianças escravizadas

                               Estudo sobre economia criativa em Cabo Verde,
                               Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe apresentado em Bissau

                               Candidaturas abertas para a 2.ª edição da Bolsa
                               de Criação Jornalística sobre Desenvolvimento

                               Estudo sobre visões e percepções de jornalistas e profissionais
                               da área do Desenvolvimento apresentado na III COOPEDU

                               Cooperação, Direitos e Desenvolvimento: Que futuro? – o debate entre
                               diferentes actores da Cooperação Portuguesa

                               Comemorações dos 25 anos da Tiniguena – o encontro com
                               os parceiros que resultou na Declaração das ONGs
        
SUGESTÃO               
DE LEITURA                Um guia útil sobre instrumentos da União Africana que promovem
                               os direitos e liberdades dos cidadãos africanos

SUGESTÃO               
DE SITE                     África Vive: das comemorações do Dia de África ao blogue
 

TALIBÉS: A EXPOSIÇÃO QUE MOSTROU AOS GUINEENSES REALIDADE DE CRIANÇAS ESCRAVIZADAS

A exposição fotográfica sobre Talibés, do fotojornalista Mário Cruz, que venceu o World Press Photo deste ano, foi apresentada na Casa dos Direitos, em Bissau, e em Gabu, no leste do país, com a presença do autor. Na Casa dos Direitos, a inauguração contou com a presença de ONG, deputados, responsáveis de organizações internacionais e jornalistas. Já no Gabu, foi apresentada no Centro de Acolhimento de Crianças da AMIC, um lugar de passagem de muitas crianças talibés, durante a preparação da reunificação familiar após serem resgatadas das ruas de cidades senegalesas, para onde haviam sido levadas para supostamente estudar em escolas corânicas. Estiveram algumas dessas crianças e familiares além de membros de ONG, forças de segurança, líderes religiosos e professores corânicos. Esta iniciativa foi dinamizada pela ACEP e a AMIC, em representação da Casa dos Direitos, e contou com o apoio da Comissão Especializada para Assuntos Jurídicos, Constitucionais, Direitos Humanos e Administração Pública da Assembleia Nacional Popular, Câmara Municipal de Bissau, da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, da Cooperação Portuguesa, da Fundação Gulbenkian, da UE e da UNICEF.



ESTUDO SOBRE ECONOMIA CRIATIVA EM CABO VERDE, GUINÉ-BISSAU
E S. TOMÉ E PRÍNCIPE APRESENTADO EM BISSAU

Futuros Criativos – Economia e Criatividade em Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe, o livro que resulta de uma análise do sector da economia criativa nestes três países, foi apresentado recentemente em Bissau, numa sessão integrada nas comemorações do 25.º aniversário da Tiniguena – Esta Terra é Nossa!, a ONG guineense parceira no projecto e com a participação da ACEP e do Embaixador de Portugal. O estudo e os momentos de discussão nos três países envolvidos visam valorizar a inovação e a criatividade deste sector enquanto factores de Desenvolvimento. Este projecto é levado a cabo pela Tiniguena (Guiné-Bissau), a Plataforma das ONG's em Cabo Verde e o Atelier Mar (Cabo Verde) e a Federação das ONG em São Tomé e Príncipe, com coordenação da ACEP e apoio financeiro da Fundação Portugal África e da Cooperação Portuguesa.


CANDIDATURAS ABERTAS PARA A 2.ª EDIÇÃO DA BOLSA DE CRIAÇÃO
JORNALÍSTICA SOBRE DESENVOLVIMENTO

Estão abertas as candidaturas para a atribuição de Bolsas de Criação Jornalística sobre Desenvolvimento para realização de quatro reportagens em Portugal, na Europa e em África, numa abordagem de tutoria entre um jornalista e um jovem jornalista ou estudante de Comunicação ou Jornalismo. As propostas podem ser submetidas até ao próximo dia 30 de Junho. Leia mais no site do projecto e consulte os vencedores da primeira edição. Esta iniciativa surge no âmbito do projecto Aquele Outro Mundo que é o Mundo – o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento, desenvolvido pela ACEP, o CEIS20/UCoimbra, CEsA-ISCTE/ULisboa e a Coolpolitics, com financiamento do Camões, I.P. e da Fundação C. Gulbenkian.
 


ESTUDO SOBRE VISÕES E PERCEPÇÕES DE JORNALISTAS E PROFISSIONAIS
DA ÁREA DO DESENVOLVIMENTO APRESENTADO NA III COOPEDU

O estudo diagnóstico sobre a relação entre jornalistas e profissionais da área do Desenvolvimento em Portugal, que reúne as visões e opiniões de cerca de 30 profissionais dos Media e do Desenvolvimento, será apresentado no III COOPEDU - o Congresso Internacional Cooperação e Educação. A sessão terá lugar no próximo dia 29 de Junho, a partir das 14 horas. Este estudo foi desenvolvido no âmbito do projecto Aquele Outro Mundo que é o Mundo – o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento, desenvolvido pela ACEP, o CEIS20/UCoimbra, CEsA-ISCTE/ULisboa e a Coolpolitics, com financiamento da Cooperação Portuguesa e da Fundação C. Gulbenkian.
 

COOPERAÇÃO, DIREITOS E DESENVOLVIMENTO: QUE FUTURO? – O DEBATE ENTRE DIFERENTES ACTORES DA COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PORTUGUESA

O presente (e o futuro) da política de Cooperação para o Desenvolvimento em Portugal foram temas de discussão numa sessão dinamizada por Fátima Proença (ACEP) e Nelvina Barreto (Movimento das Mulheres Guineenses da Guiné-Bissau), a convite do Partido Socialista, no âmbito da iniciativa “Portas Abertas à Cidadania”. A sessão contou com a participação de pessoas de referência em diversas áreas da Cooperação Portuguesa: António Moreira (vereador da cultura da Câmara Municipal da Amadora), Carlos Sangreman (investigador do CEsA/CSG), Kamal Mansinho (professor do IMHT), Maria Hermínia Cabral (directora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento), Rui Santos (presidente da Comissão Executiva da CESO), Raquel Abecasis (jornalista da RR e presidente da ONGD VIDA) e Maria Antónia de Almeida Santos (deputada do PS). O debate está disponível online aqui.
 


COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DA TINIGUENA – O ENCONTRO COM OS PARCEIROS
QUE RESULTOU NA DECLARAÇÃO DAS ONGS

A ONG guineense Tiniguena – Esta Terra é Nossa! completou o mês passado o seu 25.º aniversário. Por ocasião das comemorações, a organização realizou diversas actividades, entre as quais um encontro com parceiros de desenvolvimento, intitulado “25 Anos depois da criação das primeiras ONGs guineenses: balanço, desafios e perspetivas”. Desta reunião, que serviu para debater em conjunto o papel que as organizações da sociedade civil têm desempenhado no contexto do país, resultou a Declaração das ONG. Preocupadas com a tendência crescente de competição entre ONG guineenses e também entre estas e as ONG do Norte no acesso a financiamento, num contexto de fragilidade como é aquele que caracteiza da Guiné-Bissau, as ONG signatárias demonstram disponibilidade para promover uma maior concertação, sinergia e solidariedade entre organizações da sociedade civil, através da criação de um Núcleo Dinamizador composto por seis ONG guineenses.
 

 
SUGESTÃO DE LEITURA
UM GUIA ÚTIL SOBRE INSTRUMENTOS DA UNIÃO AFRICANA QUE PROMOVEM
OS DIREITOS E LIBERDADES DOS CIDADÃOS AFRICANOS

Este mês sugerimos um documento que reúne 14 instrumentos da União Africana (UA) acordados pelos Chefes de Estado e de Governo ao nível desta união. Trata-se de uma brochura de informação básica, útil e acessível (está traduzida em português), que contextualiza e faz um breve enquadramento dos instrumentos de promoção de direitos e os compromissos firmados no continente africano. É, acima de tudo, um guia básico para os cidadãos conhecerem (e reivindicarem) os seus direitos.

 


 
SUGESTÃO DE SITE
ÁFRICA VIVE: DAS COMEMORAÇÕES DO DIA DE ÁFRICA AO BLOGUE

Aquilo que começou por ser uma iniciativa da Casa África (Espanha) para celebrar o 25 de Maio, Dia de África, rapidamente tomou forma de blogue. África Vive é hoje uma plataforma que quer dar a conhecer ao público espanhol (e não só), durante todo o ano, iniciativas de associações, ONG e outros mais que lutam por mostrar as diversas realidades africanas da actualidade. Neste sítio têm lugar notícias sobre economia, arte, literatura, gastronomia, música, viagens, entre outras. Para conhecer em Blog África Vive.

Copyright © 2016 ACEP, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp