Copy
- Newsletter de Educação para a Cidadania Global para Educadoras/es -
 
Dia Escolar da Paz e Não-violência | 30 de janeiro
A primeira newsletter deste ano de 2020 é dedicada à Paz e à Não-Violência.
É já no próximo dia 30 de janeiro que temos a possibilidade de celebrar este dia nas nossas escolas. Deixamos-lhe a proposta de algumas atividades que podem ajudar a trabalhar a Educação para a Cidadania Global assumindo o respeito como ponto de partida para a construção da paz. 

Não deixe a diferença ser a desculpa para a violência.  
Explore este vídeo da UNESCO sobre o papel da
Educação para a Cidadania Global no combate à violência extremista.
Algumas propostas de atividades pedagógicas para trabalhar o tema deste dia:
A importância da cooperação, da participação, da escuta e do diálogo para a construção de Paz: quatro propostas educativas para diferentes idades e níveis de ensino. 
Toolkit de sugestões de aulas e exercícios para trabalhar com jovens temas como o conflito, a sua prevenção e a construção de Paz. 
E ainda...
CARTA PELA COMPAIXÃO
Um documento que reúne as principais linhas das diferentes tradições de pensamento e que pretende inspirar a realização de pequenos actos de compaixão - transcende as diferenças religiosas, ideológicas ou nacionais.
!  Fiquem atentas/os:
Já sabem que estamos disponíveis para colaborar convosco e receber as vossas sugestões e/ou questões! Deixamos ainda o desafio para partilharem notícias das atividades que desenvolverem ao longo do ano letivo no âmbito da ED e ECG, para mantermos esta cadeia de partilhas e aprendizagens em movimento. Escrevam-nos para ed@fgs.org.pt
 

Esta newsletter é uma iniciativa

 
Copyright © 2020 Fundação Gonçalo da Silveira, All rights reserved.