NEWSLETTER #setembro
Ver o email no browser
Caro(a) amigo(a),

Em mês de retorno Ã  escola e ao trabalho espero que o seu regresso tenha sido positivo. Por cá, sempre alinhados com o calendário de educadores e alunos, sentimo-nos também a regressar. Uma das novidades que lhe trazemos é a campanha “Semear o Amanhã”. Com ela, lançamos-lhe um desafio: apadrinhar uma das seis casas de acolhimento de órfãos criadas pela Missão Católica da Fonte Boa, em Moçambique. Independentemente do montante doado (é escolhido por si), estará a ajudar a Damares (na imagem) e as outras 61 crianças acolhidas por este projeto.

E porque é bom ver os frutos do nosso apoio, trazemos-lhe uma pequena história que nos chegou das Filipinas. Veja como a ação dos jesuítas no local está a fazer a diferença na vida da população de Barangay Binudac. 

Não perca, ainda, os restantes destaques. E já sabe, se tiver comentários ou sugestões não hesite em escrever-nos!

Até breve!



Teresa Paiva Couceiro
Diretora Executiva



 
"Semear o Amanhã" é a nova campanha da FGS

Na Província de Tete, em Moçambique, o projeto “Sementes do Amanhã” acolhe 62 crianças entre os 0 e os 12 anos de idade, órfãs de pais vítimas de VIH/SIDA. O projeto garante-lhes o acesso a cuidados básicos de saúde e a educação. Neste momento a Missão Católica da Fonte Boa necessita de apoio sobretudo para compra de bens alimentares e para retribuir salários às mamãs e tias que cuidam das crianças. Aceite o noso desafio e apadrinhe uma das seis casas! Ler mais

 
Conhecer para melhor agir - Promoção da investigação sobre a ação em ED em Portugal

O projeto "Sinergias ED" já tem imagem. O logótipo criado pretende transmitir as noções de partilha de conhecimentos, colaboração e trabalho em grupo. Aspetos essenciais ao alcance dos seus objetivos na ligação entre Instituições de Ensino Superior e Organizações da Sociedade Civil. Para breve, prevê-se o lançamento do primeiro número da  Revista Científica digital.

 
Quando um barco não é apenas um barco

Rommel Villanueva, um pescador de 29 anos, é um dos sobreviventes do tufão Haiyan que destruiu as Filipinas em novembro de 2013. Depois de meses sem um barco para trabalhar, foi um dos 42 pescadores beneficiários do Projeto de Sobrevivência da ONG jesuíta Simbahang Lingkod ng Bayan. Recebeu um novo barco e reescreveu a sua história. 
Ler mais




 
Nova Aliança para a Segurança Alimentar e Nutrição preocupa organizações da sociedade civil 

Cerca de 80 organizações da sociedade civil dos países do G7 e diversos países da União Europeia, entre elas a FGS, subscreveram uma declaração conjunta, dirigida aos governos do G7. No documento pode ler-se a preocupação partilhada sobre a forma como a Nova Aliança está a ameaçar os pequenos produtores agrícolas em África. 
Ler mais

 

e ainda...


Aprovada candidatura ao concurso Cidadania Ativa/ EEA Grants
"Nova Cultura para a Sustentabilidade: criar parcerias estratégicas com o setor privado" é o novo projeto da FGS, aprovado no âmbito do Programa Cidadania Ativa. O início está previsto para 1 de outubro.


IX Encontro de Educadores "A Escola no Mundo e o mundo na escola"
"
A grande maioria das pessoas já não está habituada ao saudável confronto de ideias, daí que este evento seja para muitos um novo fôlego na tarefa de educar. Mais aqui.

 




Casal Branco apoia FGS
"Semear o Amanhã" é o nome da Exposição Fotográfica patente na Quinta do Casal Branco, em Almeirim, e que integra a nova campanha de angariação de fundos da FGS. 




Mark Raper de visita a Portugal
O Superior Jesuíta da Região de Timor Leste visitou a FGS no passado dia 22 de setembro, numa curta passagem por Lisboa. O Instituto de Educação Jesuíta, projeto a nascer em Kasait, foi o tema do encontro.

a seguir


 
4 de outubro, Gualtar Workshop sobre Educação para a Cidadania Global nas Escolas, com preparação das atividades para mais um ano letivo. 

11 e 12 de outubro, Lisboa Encontro de trabalho da Rede de Educação para a Cidadania Global.
 
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
fgs.org.pt
fgs.org.pt
Dúvidas ou sugestões? Contacte-nos pelo email comunicacao@fgs.org.pt
 
Imagem de capa l O Grão

Copyright © 2014 Fundação Gonçalo da Silveira, All rights reserved.


unsubscribe from this list    update subscription preferences