Copy
- Newsletter de Educação para a Cidadania Global para Educadoras/es -
 
Dia Mundial da Justiça Social | 20 Fevereiro
No próximo dia 20 de fevereiro será celebrado o Dia Mundial da Justiça Social. Este dia pretende sensibilizar a população mundial para a possibilidade e necessidade de construirmos sociedades mais justas, onde o acesso aos bens e serviços promotores de bem-estar e desenvolvimento é feito de forma justa e igual.
Por isso, vimos deixar-vos o desafio de se juntarem a outros educadores e educadoras e celebrar este dia na vossa sala de aula, organização ou nos projetos em que participam.

Construir sociedades mais justas depende de cada um e de cada uma de nós!  
Podem começar por explorar o documentário "Wasted Waste", de Pedro Serra, que nos enche de esperança através de exemplos práticos de novos estilos de vida e de consumo. Este pode ser um ponto de partida para questionarmos a justiça social a partir da problemática do desperdício.
Propomo-vos um roteiro com duas atividades pedagógicas que pretendem ajudar a definir coletivamente o que é a justiça social e a procurar iniciativas que trabalhem por sociedades mais justas.
A partir do Recurso Pedagógico
"CONSTRUIR ALTERNATIVAS"


Atividade 1.3 - o que é Justiça Social?
Esta atividade pretende levar os e as participantes a discutir e refletir de forma crítica sobre o que é a justiça social. (pág. 18) 

 
Atividade 1.4 - onde vejo Transformação Social?
Esta atividade pretende que os e as participantes identifiquem iniciativas que considerem ser de transformação social para uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável. (pág. 20)
Pode ainda aprofundar o trabalho à volta desta temática a partir dos seguintes materiais:
RELATÓRIO "SUFFERING IN SILENCE"

Relatório da Care International sobre os 10 países que atualmente estão a viver grandes crises humanitárias e que quase nunca são mencionadas nos media: Madagáscar, República Centro-Africana, Zâmbia, Burundi, Eritreia, República Democrática Popular da Coreia, Quénia, Burquina Faso, Etiópia, Lago Chade.
RELATÓRIO "TIME TO CARE"

Relatório da OXFAM, de janeiro de 2020, que quantifica e analisa a realidade do trabalho doméstico ou dos cuidados familiares. Este trabalho, não-pago na maior parte dos casos e quase exclusivamente desempenhado por mulheres, é essencial para as nossas vidas e economias. Contudo, continua a ser uma das formas de reforço das desigualdades económicas que não param de aumentar a nível mundial.
!  Fiquem atentas/os:
Estamos disponíveis para colaborar convosco e receber as vossas sugestões e/ou questões! Deixamos ainda o desafio para partilharem notícias das atividades que desenvolverem ao longo do ano letivo no âmbito da ED e ECG, para mantermos esta cadeia de partilhas e aprendizagens em movimento. Escrevam-nos para ed@fgs.org.pt
 

Esta newsletter é uma iniciativa

 
Os nossos contactos:
FGS - Fundação Gonçalo da Silveira
Estrada da Torre n.º 26, 1750-296 Lisboa, Portugal
+351 217541627 | geral@fgs.org.pt
www.fgs.org.pt 

Pode atualizar os seus dados ou remover-se desta lista.