Copy
View this email in your browser
Olá, <<Nome>>!

Lucas aqui.



Hoje o Primeiro Café é sem Lucas Rohan, mas com a apresentação das colunistas Rafaela Santos (Café com Série), Walquíria Poiano (Primeiro Playlist), Maria Clara Carneiro e Lielson Zeni (Balbúrdia Café) e com a participação da Juliana Coelho Netto (Café com Poesia).

BALBÚRDIA CAFÉ

Maria Clara Carneiro e Lielson Zeni

Cientistas loucos, pois é sexta-feira
Os balbúrderes ficaram com muita dúvida do que apresentar nessa sexta, e resolveram comentar dois quadrinhos que exploram a ciência e seus temores. Ciência Maldita de Kellen Carvalho – @velha.cosmo (Pé de Cabra, 2021) e O deplorável caso do Dr. Milton de Fabio Vermelho – @fabiovermelho (Escória Comix, 2019) apresentam cientistas em meio a conflitos morais e éticos. 

Bônus da newsletter 
A adaptação de Reanimator para quadrinhos, por Juscelino Neco (Veneta, 2020). 
Texto da MC sobre os quadrinhos de Fabio Vermelho.
A loja do editor-chefe da Escória Comix, Ilha Fantasma: os melhores quadrinhos underground. 
Podcast Ciência Suja, sobre fraudes e negacionismos.

CAFÉ COM SÉRIE

Rafaela Santos

Série da semana: Black bird (Apple TV+) 













O pessoal do Balbúrdia lançou o tema Dúvida para o programa de hoje. São infinitas as séries que usam este mote no roteiro para criar suspense, mas há dois gêneros que se encaixam melhor neste tópico: produções que se escoram no “quem matou”, como “Only murders in the building” (Star+) e as de true crime, que exploram todas as perguntas para solucionar um caso, como “Black bird”, lançamento da Apple TV+. Nesta última, seguimos a história, baseada em fatos reais, de James "Jimmy" Keene (Taron Egerton), uma antiga estrela do futebol do ensino médio que acaba preso por tráfico de drogas. Depois de um acordo malsucedido com a procuradoria, ele passa a cumprir uma pena de 10 anos. Torna-se um detento comportado e monta seu próprio comércio na prisão ao alugar revistas com ensaios nus para os companheiros encarcerados. Mas recebe uma outra proposta de emprego em troca da sua liberdade. A oportunidade, que ele define “ir para o inferno e virar amigo do demônio”, consiste em ser transferido para um presídio de segurança máxima, aproximar-se de Larry Hall (Paul Walter Hauser), suspeito de ter matado 14 garotas e descobrir ao menos onde uma delas está enterrada.

Nos dois primeiros episódios, a trama divide a sua cronologia em partes dos anos 1990 e mostra Jimmy transitando entre dois mundos: o perigo do tráfico e o de playboy, com carro de luxo, closet chique e com jantar caro e encontro sexual. Na outra ponta, o delegado Brian (Greg Kinnear) investiga um crime na sua cidade e suas buscas o levam até Larry, um solitário fascinado pela Guerra Civil. Ao interrogá-lo, Larry diz que sonha que mata garotas, mas dá detalhes bastante vívidos e detalhes não públicos dos casos, o que leva a sua prisão.

Escrita por Dennis Lehane e inspirada no livro “In with the Devil: a Fallen Hero, a Serial Killer, and a Dangerous Bargain for Redemption”, escrito pelo próprio James Keene com Hillel Levin, a série tem um início mais lento e só no final do segundo episódio os olhares de Jimmy e Larry se cruzam. Mas o enredo é promissor e vale acompanhar o meticuloso e impressionante trabalho de Hauser na construção do seu personagem. A série também marca um dos últimos trabalhos de Ray Liotta, morto em maio no papel de um ex-policial corrupto e pai de Jimmy.

Para quem, como eu, não consegue ficar com dúvidas e sem saber o que acontece, vale a pesquisa na história real do caso.


Borras:
Estreou nos EUA a quarta temporada de “What we do in the shadows”. A série foi indicada esta semana para o Emmy de melhor comédia.
Já está disponível na Netflix a terceira temporada de “Sintonia”.

PRIMEIRA PLAYLIST

Walquíria Poiano

TEMA DA PLAYLIST: UMA ESCOLHA MUITO DIFÍCIL
Vou pedir uma dobradinha de favoritos dos ouvintes. Não qualquer favorito, mas aqueles que vc simplesmente não consegue escolher qual curte mais. Gil ou Caetano? Beatles ou Rolling Stones? Mutantes ou Secos e Molhados? Rihanna ou Beyoncé? Quem vai estar pra sempre empatado no seu coração?
Confira as playlists aqui.
OUÇA OS EPISÓDIOS DESTA SEMANA
  
  
  
ACEITAS PIX?
Agora você pode ajudar o Primeiro Café por pix! Além do nosso financiamento coletivo recorrente no Apoia.se, liberamos a chave pix@primeiro.cafe para receber doações esporádicas.
Contribua com o nosso financiamento coletivo recorrente no Apoia.se.
Faça parte da comunidade que apoia o jornalismo independente!

pix@primeiro.cafe
Obrigado Rafael Albuquerque, Bruna Xavier, Terena de Castro, Rubens Rando, Rachel Corrêa, Paula Bianchi, Murilo Zibetti, Gabriela Fernanda, Felipe Fontana, Cristiano Engelke, Marcelo Vanti, Aline Custódio, Felipe Fontana, Marcelo Grafulha Vanti, Nabeau Padilha, Leonardo de Melo, Eurípedes Xavier Júnior, Leonardo Assumpção, Luara de Sousa, Marcia Carneiro, Cibele Rodrigues dos Santos, Aldyne Kisner Lima, Thiago da Silva, Marina Salama, Tatiane da Silva, Jussara Spolaor, Ike Stonberg, Gilberto Russi, Luciano Nunes Rolla, Eduardo Alves, Vivian Mariano, Helen Santos, Marcos Batista, João Ciocca, Ricardo Pereira Ramalho, Jaques Hanower, Eduardo Ferreira, Tiago Godoi, Thaiata Martins, Carla Scarassatti, Felipe Braga, Sarah Bruna Machado Araujo, Rodrigo Guanaes, Luciano Passos Moraes, Karina Mendes Francisco, Adriele Mesquita de Souza Campos, Dinael Santos, Isadora Schetinger, Marília Carneiro, Artur Carrazzone, Danilo Corci, Arllan Andrade, Karina Salvagnane Filipe, Adriano Anjos, Matheus Bomfim, Letícia Gelabert, Marcos Vinícius de Lima, Maria Clara Carneiro, Antônio Carneiro, Suzi Yumi Katzumata, Bianca Stembaum, Marian Hennings Hunzicker, Antônio Salimen, Rafael Cortes, Marcela Diniz, Mia Correa, Jean Herpich, Bruna Griebeler, Maycow Meira, Cláudia Pereira, João Biancolin, Héber Marques, Jenifer Corrêa, Carolina Pinheiro, Marlise M Giovanaz, Anderson Monteiro, Jonas Ferrigolo Melo, Sirlei Conte, Ana Prestes, Liana Fernandes, Udson Pinheiro Araújo, Marcos Vinicius Soares Pedrosa, Sandrine Monte Knopp, Fred Mattos, Adriane Lindemann, Renata Telles, Caroline Bianchi, Adriano Zimmerer da Silva, Luciana Cerveira, Carolina Yeh, Flavia Lourenco Salama, Tatiane Oliveira Lima, Diely Otto, Thiago Barbosa de Souza Cavalcanti, Vítor Mangaravite, Juan Pedro Battaglino, Pablo Alberto Mora Rojas, Cristina Arruda, Bernardo Correa Neto, Karina Daudt, Lielson Zeni, Edson Tonetti, Delvecclio Marques Trivelato, Thiago Leal Teles e Guilherme Magalhães.
Twitter
Instagram
Facebook
Website
Copyright © 2022 Primeiro Café 

contato@primeiro.cafe

Quer mudar como recebe esse e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou deixar de receber a newsletter






This email was sent to <<E-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Primeiro Cafe · Lisbon · Lisbon 1100-012 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp