Copy
Visualize o conteúdo deste email em uma janela de seu navegador web
Edição 02/22
 
Por Beatriz Helena em 28/02/22.
Humor e ironia em fotos do cotidiano norte-americano


O fotógrafo judeu Elliott Erwitt, filho de migrantes russos, nasceu em Paris no ano de 1928, mas passou a maior parte de sua infância em Milão. Mudou-se para os Estados Unidos, em 1940, com sua família para escapar das leis fascistas da época. Com isso, ele passou a juventude em Hollywood, lugar em que começou sua carreira na fotografia.


A fotografia mostra uma pessoa sentada em uma escada que possui dois degraus. Além disso, existe a presença de dois cachorros, um deles está com as patas apoiadas nas duas pernas da pessoa e a cabeça dele está na frente da face de seu dono ou dona. O outro cão está com uma coleira e sentado ao lado do indivíduo
Elliott Erwitt


Elliott também morou em Nova Iorque, onde conheceu o fotógrafo Robert Capa que o convidou para tornar-se membro da memorável agência fotográfica Magnum em 1953, da qual viria a ser presidente em 1966. 

As fotografias de Erwitt são repletas de humor e de ironia, características que ele retrata nas ruas, nos cotidianos e nas vivências encontradas nos lugares em que fotografou. Em seu trabalho há a presença de muitos cachorros e suas relações com o mundo humano. Além disso, Erwitt tirou fotos figuras famosas como Che Guevara e Marylin Monroe, também fotografou retratos mais íntimos e pessoais.

A fotografia mostra dois dálmatas que estão com óculos e coleiras no pescoço. Um deles está com a língua para fora da boca  e o outro não. Ao fundo, podemos ver uma roda gigante e alguns prédios.
Elliott Erwitt




A fotografia mostra uma mulher, a mãe do bebê retratado, trajando um vestido estampado. Ela apoia a cabeça em um canto da cama e olha para o bebê, sua filha, que está na sua frente. No outro canto do colchão está um gato que olha para a criança também.
Elliott Erwitt



A fotografia mostra Che Guevara, provavelmente posando para a câmera,  sentado em um sofá. Em sua boca há um charuto e ele, vestido com uma camisa de mangas longas, não olha diretamente para a câmera.
Elliott Erwitt




A fotografia mostra Marylin Monroe, provavelmente posando para a câmera,  com a cabeça apoiada na parte de cima de um sofá. Seu olhar é contemplativo e ela não olha diretamente para a câmera.
Elliott Erwitt



#galeria é uma coluna de caráter informativo. Trata-se de uma série de postagens que apresenta um recorte da obra de uma fotógrafa ou fotógrafo de relevância artística, cultural, histórica, política ou social, acompanhadas por uma breve biografia sua. Quer conhecer outras postagens desta coluna? É só seguir este link.

Links, Referências e Créditos



Como citar esta postagem
{SOBRENOME, Nome do Autor(a)}. {Título da postagem}. Cultura Fotográfica (blog). Disponível em:<{colar link da postagem}>. Publicado em: {colar data de publicação}. Acessado em: [informar data].

Por Flávio Valle em 25/02/22.
A fotografia colonial e sua contribuição para a construção da imagem do império brasileiro. 
Continuar lendo »

Por Beatriz Helena em 23/02/22.
Retrato, tirado por Elliott Erwitt, que vai te fazer sentir aquele calorzinho no coração.
Continuar lendo »

Por Beatriz Helena em 21/02/22.
Fotógrafa que retratou o cotidiano da capital paulista na década de 1950 
Continuar lendo »

Por Cultura Fotográfica em 18/02/22.
O Brasil visto pela fotografia colonial será debatido em nosso Grupo de Estudos.
Continuar lendo »

Por Pedro Olavo em 16/02/22.
A história por trás de uma das fotografias mais reproduzidas e cultuadas da atualidade.  Continuar lendo »

Por Pedro Olavo em 14/02/22.
Fotógrafo que luta pela desconstrução dos estereótipos indianos perpetuados na cultura ocidental. 
Continuar lendo »

Por Pedro Olavo em 09/02/22.
A desigualdade econômica num dos mais luxuosos navios do início do século xxContinuar lendo »

Por Pedro Olavo em 07/02/22.
Fotógrafo do movimento pictorialista e militante da ideia de fotografia como arte. 
Continuar lendo »

Por Vitoria em 02/02/22.

Fotografia que mostrou para todos o maior garimpo a céu aberto do mundo.
Continuar lendo »

 
Convidamos tod_s autor_s que atuam no campo da fotografia a colaborar conosco enviando-nos conteúdos para serem publicados em nossas mídias, conforme os termos da Chamada de Conteúdos de Colaboradores publicada em nosso blog.
 
Publique seu conteúdo no Cultura Fotográfica
Convidamos tod_s a colaborar conosco enviando-nos informações sobre os trabalhos que desenvolvem no campo da fotografia: chamadas de trabalhos, eventos (onlines e presenciais) ou publicações (artigos, livros, monografias, dissertações, teses). Após a verificação das informações recebidas, as publicaremos em nossas mídias (blog, newsletter e instagram).
Divulgue sua Chamada de Trabalhos
Divulgue seu Evento
Divulgue suas Publicações
RSS
Website
Email
Instagram
YouTube
Este e-mail foi enviado para <<Endereço de e-mail>> em resposta a sua inscrição no serviço de distribuição de conteúdos oferecidos pelo Cultura Fotográfica. Deseja mudar a maneira como recebe nossos e-mails? Você pode atualizar suas preferências ou cancelar sua inscrição.

Se tiver gostado de nossas publicações, por favor, encaminhe este e-mail para seus amigos. Seu reconhecimento e seu apoio são muito importante para nós.


O Cultura Fotográfica é um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que, mediante a produção, a distribuição e o debate de conteúdos sobre fotografia, busca contribuir para formação de uma perspectiva crítica em relação a essa tecnologia de fazer visível.
culturafotografica@ufop.edu.br
Cultura Fotográfica Rua Do Catete, n. 166. UFOP / ICSA / DEJOR. Mariana, MG. 35420-000 Brazil
 
2022, Cultura Fotográfica. Alguns direitos reservados.
 
Email Marketing Powered by Mailchimp